Páginas

sábado, 12 de julho de 2008

Chegaram os slings

Hoje em dia e em todo o lado se fala de slings...a reinvenção de um artigo certamente milenar que tinha como principal finalidade permitir às mães desempenhar as suas tarefas sem descuidarem os filhos. A evolução da psicologia e os estudos da relção mãe/pai-filho (uma vez que o pai está felizmente cada vez mais envolvido no cuidado directo ao bebé ) provaram que este artefacto é afinal de contas algo que permite prolongar a relação simbiótica muito para além da gravidez. O mimo e o colo deixou de ter ligado a si o mito de que prejudica o desenvolvimento do bebé, tornando-o demasiado dependente dos cuidados maternos e passou a ser visto como algo a que todos têm direito - os pais e o bebé.

Quando se trata do bebé prematuro a situação assume contornos ainda mais importantes - depois de ter sido confrontado com situações muito angustiantes e por vezes até dolorosas, este bebé precisa de muito colo, de muito mimo para se organizar e atingir o desenvolvimento adequado à idade;por isso os nossos slings apontam para esta perspectiva: "oferecendo conforto à fragilidade" permitem a interacção entre os pais e o seu bebé. Estudados ao pormenor, os nossos slings são forrados de algodão orgânico para melhorar o conforto e permitir uma melhor regulação da temperatura, estão disponíveis em padrões clássicos, discretos e muito bonitos - não consigo deixar de pensar que as cores suaves são as mais benéficas para os bebés... existem imensos blogs onde se pode encontrar todo o tipo de regras para a utilização dos slings: a ervilha cor de rosa, as sete folhas, mamã eu Kero, babyboom....e muitos outros. A sua utilização deve ser sempre regida pelo bom senso - não estou de todo de acordo que o sling serve para manter as mãos da mãe ou do pai livres para outras tarefas, ou quando a mãe está a amamentar pode fazer outras coisas - o sling permite discretamente amamentar em público sem chamar a atenção de quem passa, mas a meu ver este momento mágico, quando aquele olhar delicioso procura o olhar da mãe, jamais deve ser desperdiçado.
Quando vamos a qualquer lado ou desempenhamos qualquer tarefa, uma das mãos deve estar sempre livre para, nem que seja, acariciar o nosso bebé.
Em relação ao bebé prematuro, que tem as conhecidas dificuldades de refluxo, cólicas e todas as outras eventualmente associadas às dificuldades de digestão, o sling parece-me de extrema utilidade - pode ser amamentado na posição ideal, com o tronco elevado e ficar na mesma posição para facilitar o esvaziamento do estômago.
O contacto com o corpo da mãe ou do pai tem nestes bebés, os benefícios sobejamente conhecidos de quem teve oprtunidade de usar o método canguru durante o internamento: o bebé respira melhor, regula melhor a temperatura corporal, faz melhor a digestão, aumenta de peso mais depressa, faz sonos mais calmos e mais prolongados e estabelece uma relação de segurança com os pais.
Os nossos slings estarão disponíveis para estes pequeninos já durante a próxima semana. Actualmente dispomos de uma linha da "Ervilha cor de rosa", com cores alegres de verão em 100% algodão, dupla face.


Para os mais mais crescidinhos e para as suas mamãs poderem ver como se faz (pessoalmente penso que o sling dispensa instruções pois cada mãe ou pai sabe como se sente melhor com o seu bebé e rápidamente consegue encontrar para ele uma posição ideal que é única) temos umas fotografias de uma modelo muito bonita e onde se vê como se pode transportar o bebé mais crescido (só até aos 15 Kgs...) - reparem no entanto como instintivamente a mãe reserva as mãos para amparar a bebé...


um abraço e bons passeios.

Sem comentários:

Feliz dia da criança!!!!

Feliz dia da criança!!!!